A energia eólica vem ganhando espaço cada vez mais relevante na matriz energética brasileira. Embora seja uma das fontes de energia mais novas do país – tendo ocorrido o primeiro leilão de energia eólica em 2009 -, hoje, o Brasil possui mais de 500 parques eólicos, 12,64 GW de capacidade instalada e é o 7º maior produtor de eólica do mundo, tendo ultrapassado o Canadá em 2016.
Nos leilões de energia, as eólicas são a segunda fonte mais barata para contratação, ficando atrás apenas das grandes hidrelétricas.
Estes dados mostram o surpreendente potencial eólico do Brasil e também como o setor tem amadurecido. O Nordeste brasileiro – região que possui os melhores ventos do país – gerou, em novembro, quase 4.500 MWmédios através da geração eólica, o que representa quase 50% da geração total no período.
A VILCO no Mercado de Eólicas
Especializados em projetos eólicos e reconhecidos por nosso padrão de excelência, oferecemos know-how em avaliação de recursos eólicos, estudos de micrositing e estimativa da produção de energia eólica, além de outros serviços como diligenciamento técnico e avaliação de desempenho operacional de centrais eólicas. Participamos no desenvolvimento de importantes projetos no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Nossos serviços contam com a parceria exclusiva com a EMD International A/S, empresa que atua no negócio de energia eólica há mais de 30 anos e situa-se na Dinamarca, país “berço” do desenvolvimento das turbinas eólicas modernas. Todos os nossos consultores são usuários avançados dos softwares desenvolvidos pela EMD – os mais utilizados do mundo em planejamento, projeto e monitoramento de parques eólicos.
Para saber mais sobre a VILCO, clique aqui.