No dia 28 de dezembro do ano passado, o governo federal publicou portaria que reduz exigências para ingresso no Mercado Livre de Energia (ou Ambiente de Contratação Livre – ACL), favorecendo o impulsionamento da oferta de fontes de energia incentivadas. Trata-se da portaria 514/2018, que diminui os limites de carga para a contratação de energia elétrica por parte dos consumidores, fazendo com que o acesso ao Mercado Livre seja facilitado.
O Que Muda?
Atualmente, apenas empresas com demanda igual ou superior a 3 MW podem comprar energia proveniente de qualquer fonte de geração. A partir de 1 de julho de 2019, consumidores com carga igual ou superior a 2,5 MW também poderão comprar energia de qualquer tipo de fonte – e em 2020, a exigência será reduzida para 2 MW.
A medida trará maior oferta aos consumidores especiais e consequentemente, maior competitividade, facilitando a autoregulação do mercado, já que neste contexto haverá um maior número de empresas aptas a comprar energia de qualquer concessionária autorizada. Esta mudança deverá trazer estabilização e melhorar o cenário de investimentos no setor.
A medida também fomentará o desenvolvimento de novas usinas de fonte incentivada. Os projetos de Usinas Hidrelétricas (UHEs) devem levar muito tempo para ficarem prontos e caso haja uma retomada forte da economia, o Brasil não terá capacidade instalada para atender a demanda. A fomentação destes novos projetos influenciará positivamente em uma possível retomada da economia.
Energia Incentivada
De acordo com a regulamentação vigente, as fontes incentivadas são usinas eólicas, solares, a biomassa, biogás, hidráulicas ou cogeração qualificada com potência inferior ou igual a 30.000 kW. Os consumidores que adquirem energia de fontes incentivadas têm direito à redução, entre 50% e 100%, nas tarifas de uso do sistema de distribuição e transmissão (TUSD e TUST).
O percentual do desconto depende da data de homologação da outorga ou do registro do empreendimento na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do tipo de fonte de geração. Este tipo de energia está disponível para consumidores com demanda contratada igual ou superior a 500 kW e inferior a 3.000 kW.
A VILCO Nesse Cenário
Atuamos no mercado de Energias Renováveis com o objetivo de atender a demanda por serviços especializados em negócios, projetos e consultoria no setor elétrico. Neste cenário de mudanças positivas e possível crescimento da economia, a VILCO Energias Renováveis oferece em seu portfólio os seguintes serviços:
- Aquisição / Venda de Energia, bem como serviços de Gestão Contratual no Mercado Livre de Energia, com foco na redução de custos com energia elétrica para indústria e comércio.
- Desenvolvimento de soluções completas em negócios e projetos de parques eólicos, solares, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa e Geração Distribuída, onde desenvolvemos soluções customizadas para redução de custos na Indústria e Comércio.
Se você deseja aproveitar as oportunidades de negócios que deverão surgir nos próximos semestres, converse conosco clicando aqui.