Avaliação de Performance de Aerogeradores

Artigo escrito por Sérgio Augusto Costa, CEO da VILCO Energias Renováveis, em sua conta no LinkedIn


A análise de dados SCADA (1) é cada vez mais importante para desenvolvedores, consultores, proprietários, vendedores e compradores de parques eólicos, cada um por diferentes razões financeiras. O módulo PERFORMANCE CHECK do windPRO (2) oferece muitas das ferramentas necessárias para analisar os dados SCADA de turbinas eólicas que, por sua vez, podem reduzir riscos, reduzir despesas financeiras, aumentar lucros e, em última análise, aumentar o lucro líquido.

Com o PERFORMANCE CHECK, a produção de energia medida e os códigos de erro de turbinas eólicas em operação são avaliados para prever a produção de energia futura. Comparado com a estimativa de rendimento pré-construção, esse método de cálculo de Produção Anual de Energia (PAE) corrigido de longo prazo normalmente reduz a incerteza em até 50%.

Reduzir a incerteza sobre o AEP tem vários benefícios financeiros:
✅ Um parque eólico pode ser refinanciado com menor risco, reduzindo assim a taxa de juros e/ou prêmios.
✅ O vendedor de um parque eólico pode usar o menor risco para negociar um melhor preço de transferência.
✅ O comprador de um parque eólico obtém um investimento mais seguro.
✅ Tanto o comprador quanto o vendedor têm uma referência precisa ao ajustar o preço de transferência do ativo.

Pode-se quantificar a produção perdida usando dados de produção, códigos de erro e medições de vento. Ao identificar a perda de produção e o desempenho abaixo do ideal é possível avaliar e tomar medidas para melhorar a operação do parque eólico, consequentemente aumentando a receita. Conhecer o custo de um código de erro também pode ser usado para tomada de decisões sobre reparo e manutenção.

Planejar parques eólicos significa criar um modelo representativo do escoamento do vento. Com o PERFORMANCE CHECK, você pode calibrar seu modelo de fluxo com dados reais de produção, criando uma estimativa de pré-construção ainda melhor para seu próximo projeto. Isso é especialmente útil para:
➡️ Repotenciação de parques eólicos;
➡️ Expansão de um parque eólico;
➡️ Realizar o controle de qualidade interno da análise de pré-construção (certificações de produção anual de energia).

(1) Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados, ou abreviadamente SCADA (proveniente do seu nome em inglês Supervisory Control and Data Acquisition) também chamado de sistema supervisório SCADA, são sistemas que utilizam software para monitorar e supervisionar as variáveis e os dispositivos de processos industriais, não industriais e equipamentos (no caso os aerogeradores) conectados através de servidores/drivers de comunicação específicos.

(2) windPRO é o software mais utilizado do mundo em Planejamento e Projeto de Parques Eólicos.
Os projetos desenvolvidos com windPRO são reconhecidos e aceitos pelos maiores bancos e instituições financeiras do mundo.

Compartilhe!

Assine nossa newsletter

Saiba tudo sobre o setor elétrico

Mais para explorar

Quer saber mais? Entre em contato e fale conosco!

VILCO Energias Renováveis - Logo

A busca pela excelência é o nosso hábito!

© Todos os direitos reservados

Fale Conosco

Rua Vera Linhares de Andrade, 2845, Itacorubi Florianópolis/SC | 88034-700

Tel: (48) 3232-9100 | (48) 99969-4820

Email: contato@vilco.com.br