De acordo com dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, na primeira quinzena de outubro deste ano, o Ambiente de Contratação Regulado – ACR registrou um aumento de 1% no consumo de energia elétrica, ao passo que no Ambiente de Contratação Livre – ACL este aumento foi de 2,1%. Os índices do ACR levam em consideração a migração de consumidores para o mercado livre, enquanto os índices do ACL não consideram as cargas oriundas do mercado regulado. Caso estas cargas fossem consideradas na análise, o aumento no consumo do ACL seria de 4,2%.
Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, os setores que tiveram maior aumento no consumo de energia foram: extração de minerais metálicos (9,2%), veículos (7,1%) e alimentício (6%). Com o aumento na produtividade e consequentemente na demanda por energia, vem a necessidade das indústrias se tornarem mais competitivas reduzindo seus custos com energia elétrica. O aumento na migração para o mercado livre e no desenvolvimento de projetos para Geração Distribuída retrata bem esta corrida pela competitividade.
No mercado livre, de janeiro a abril de 2018 foram registradas 276 adesões, sendo os consumidores especiais (com demanda entre 500 kW e 3000 kW) responsáveis por 96% do total de migrações. Já na Geração Distribuída, que havia atingido a marca de 200 MW de capacidade instala em novembro do ano passado, chegou a notáveis 512 MW em outubro deste ano, sendo a energia solar fotovoltaica responsável por 414 MW da capacidade instalada, seguida das Centrais Geradores Hidrelétricas (CGHs), responsáveis por 58 MW. O restante da capacidade instalada é composto por térmicas à biogás e eólicas.
Objetivando atender a demanda cada vez maior por formas de se reduzir custos na indústria, a VILCO Energias Renováveis atua em todas as etapas do desenvolvimento de projetos para a Geração Distribuída, desde os estudos de viabilidade, até a implantação e operação das centrais geradoras de energia elétrica. No Mercado Livre, a VILCO oferece consultoria no processo de migração, bem como na aquisição e venda de energia e também na gestão contratual e representação na CCEE.
Quer reduzir seus custos com energia elétrica? Clique aqui para conhecer os benefícios da Geração Distribuída, ou aqui para conhecer os benefícios da migração para o Mercado Livre.
Referências:
- Canal Energia: Dados preliminares apontam aumento de 2% no consumo de energia em outubro: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53078687/dados-preliminares-apontam-aumento-de-2-no-consumo-de-energia-em-outubro
- Canal Energia: Geração Distribuída alcança 500 MW no Brasil: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53077792/geracao-distribuida-alcanca-500-mw-no-brasil
- Canal Energia: Geração Distribuída atinge 200 MW no Brasil: https://canalenergia.com.br/noticias/53044781/geracao-distribuida-atinge-200-mw-no-brasil