Governo Federal eliminará progressivamente subsídios da CDE

Mercado Livre torna-se opção ainda mais atrativa para produtores rurais

No dia 28 de dezembro de 2018, o Governo Federal publicou o decreto presidencial que elimina de forma progressiva (ao longo de um período de cinco anos) os subsídios embutidos nas tarifas de energia elétrica dos consumidores. De acordo com a norma, a redução de 20% nos descontos foi iniciada no dia 1 de janeiro de 2019

Dessa forma, em 2023 será eliminada a última parcela de subsídios que ainda estiver embutida nas contas de energia. Um dos grupos mais afetados pelo corte de gastos será o dos produtores rurais, pois o decreto ainda extingue a possibilidade de descontos cumulativos em aquicultura e irrigação, o que atualmente possibilita um mesmo beneficiado ter acesso aos dois subsídios ao mesmo tempo.

O objetivo principal do governo é reduzir os gastos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que tem crescido de forma contínua ao longo dos últimos 10 anos. No ano passado, o orçamento da CDE atingiu a marca de R$ 20 bilhões de reais.

O Mercado Livre de Energia é uma Alternativa

Atualmente o Mercado Livre já é uma boa alternativa para quem deseja reduzir seus custos com energia elétrica e ter liberdade de negociação. Nesse ambiente, consumidores e fornecedores negociam livremente as condições de contratação de energia elétrica (montante de energia, prazo e preço).

Para tornar o Mercado Livre ainda mais atrativo, no dia 28 de dezembro do ano passado, o governo federal publicou portaria que reduz exigências para ingresso no Mercado Livre de Energia (ou Ambiente de Contratação Livre – ACL), favorecendo o impulsionamento da oferta de fontes de energia incentivadas – saiba mais clicando aqui.

A VILCO no Mercado Livre de Energia

VILCO Energias Renováveis oferece em seu portfólio os seguintes serviços: Aquisição / Venda de Energia, bem como serviços de Gestão Contratual no Mercado Livre de Energia, com foco na redução de custos com energia elétrica para indústria e comércio. Os principais benefícios do Mercado Livre de Energia são:

  • Poder de escolha: O consumidor toma as decisões referente à compra de energia;
  • Competitividade: A concorrência entre os geradores e comercializadores de energia tende a reduzir o preço da energia no Mercado Livre. Além disso, comprando energia mais barata, o consumidor torna-se mais competitivo em seu respectivo ramo de atividade;
  • Flexibilidade: As condições de contratação de energia são negociadas livremente entre consumidor e fornecedor, tais como preço, volume, fonte de geração, forma de reajuste e flexibilidades contratuais, entre outros aspectos. A negociação pode envolver, por exemplo, preços ou quantidade diferentes conforme a época do ano;
  • Previsibilidade: Uma vez firmado o contrato, o consumidor consegue prever os custos de energia elétrica. Os custos associados a mudanças repentinas nas revisões tarifárias não são percebidos pelos consumidores do Mercado Livre de Energia, pois os preços estão previamente definidos no horizonte do contato.

Para entender de forma mais aprofundada o Mercado Livre de Energia, a VILCO desenvolveu o e-book “O Funcionamento do Mercado Livre de Energia e os Passos para a Migração”. Faça o download clicando aqui.

Se você deseja reduzir substancialmente seus custos com energia elétrica, converse conosco clicando aqui.

Compartilhe!

Assine nossa newsletter

Saiba tudo sobre o setor elétrico

Mais para explorar

Quer saber mais? Entre em contato e fale conosco!

VILCO Energias Renováveis - Logo

A busca pela excelência é o nosso hábito!

© Todos os direitos reservados

Fale Conosco

Rua Vera Linhares de Andrade, 2845, Itacorubi Florianópolis/SC | 88034-700

Tel: (48) 3232-9100 | (48) 99969-4820

Email: contato@vilco.com.br